Publicações

Atestados com CID diferentes podem ser somados?

O que é CID?

A sigla CID significa Classificação Internacional de Doenças, sendo definido como um sistema de categorias no qual as doenças são classificadas substituindo seus nomes por códigos alfanuméricos.

O CID foi criado para que seja mais simples e prática a identificação de problemas de saúde.

É possível somar atestados médicos com CID diferentes?

Esta informação é relevante, pois se o afastamento do trabalhador se der por mais de 15 dias ele ficará afastado pelo INSS.

De acordo com a lei, não é possível somar atestados com CID diferentes, mesmo que sejam consecutivos. Para somar atestados com o registro do CID, eles devem ser iguais, ou seja, relatar a mesma doença.

Exemplo prático

Se um empregado se afastou por 9 dias em razão do CID Y e em seguida teve afastamento de 14 dias pelo CID Z, os dois atestados não poderão ser somados para requerimento de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença).

Porém, se o trabalhador possuir mais de um atestado médico (por exemplo um de 10 e outro de 7 dias), emitidos dentro do prazo de 60 dias, e o CID deles for igual, ele terá direito a ficar afastado pelo INSS assim que completar o mínimo de 15 dias.

Prazo de 60 dias para a soma de atestados.

Para que os atestados médicos com CID iguais possam ser somados será necessário que ambos sejam emitidos dentro do prazo de 60 dias.

Base jurídica: Art. 75 do Decreto nº 3.048/99.

Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?
Envie uma mensagem e fale com um Advogado.